Histórias

O roteiro do jogo foi elaborado a partir de cinco histórias do povo Huni Kuin (Kaxinawá), denominadas Shenipabu Miyui (história dos antigos): Yube Nawa AĩbuSirianiShumaniKuĩ Dume Teneni e Huã Karu Yuxibu.

 

1 – Yube Nawa Aĩbu

Yube Nawa Aĩbu conta sobre o aprendizado da medicina nixi pae (ayahuasca) pelo povo Huni Kuin; aprendizado que se deu com o povo jiboia que vive no fundo do lago. Essa versão é contada pelo pajé Dua Busẽ e compõe a primeira fase do jogo Huni Kuin: Yube Baitana (Os Caminhos da Jiboia).

2 – Siriani

Nessa história, Dani conta como aconteceu o aprendizado dos kene (grafismos) pelas mulheres com a Jiboia Encantada. Os kene podem ser vistos hoje nos artesanatos, na tecelagem e na cestaria huni kuin.

3 – Shumani

Shumani é um encantado da floresta, que corre muito rápido. A história contada pelo cacique Siã (Tadeu Mateus Kaxinawá) conta sobre o aprendizado do uso do jenipapo e do urucum pelos Huni Kuin.

4 – Kuĩ Dume Teneni

Kuĩ Dume Teneni, história contada pelo cacique Siã (Tadeu Mateus Kaxinawá) mostra como os Huni Kuin aprenderam a reunir o tabaco e as cinzas de árvores para a preparação do rapé (dume deshke) e utilizaram a sua força para vencer os encantados.  

5 – Huã Karu Yuxibu

Nessa história o pajé Dua Busẽ conta sobre o surgimento e a classificação das plantas medicinais utilizadas pelos Huni Kuin e o segredo da imortalidade. A história compõe a última fase do game Huni Kuin: Yube Baitana (Os Caminhos da Jiboia)