Jornal O Globo

Jogo online “Huni Kuin – Os caminhos da jiboia” será lançado até o final do ano

Por Carlos Albuquerque

RIO — Elemento central da mitologia dos Huni Kuin — que constituem a maior população indígena do Acre, com sete mil habitantes —, a jiboia branca, que habita um grande lago, simboliza os encantos e os mistérios da floresta, capaz também de gerar a vida e abrir as portas para a “miração”, em rituais de conhecimento e elevação espiritual. Mais de um século depois dos primeiros contatos do grupo com o “homem branco”, que trouxe violência e devastação quase sufocantes, ela se enrosca com a tecnologia para manter viva a cultura do “povo verdadeiro”, ou Kaxinawá, através de um inusitado formato: o videogame.

O réptil de poderes mágicos é o condutor de “Huni Kuin — Os caminhos da jiboia”, que vai ser lançado até o fim do ano, gratuitamente, em formato online. Elaborado por uma equipe multidisciplinar, que incluiu integrantes da própria tribo, o jogo terá suas primeiras fases exibidas em São Paulo, a partir de 27 de agosto, na Mostra Rumos, do Itaú Cultural, que o financiou.

— Tivemos, nessa edição, cerca de 15 mil projetos inscritos, para chegarmos aos 102 contemplados. E “Os caminhos da jiboia” foi, possivelmente, aquele que mais chamou a atenção da comissão julgadora — diz Marcos Cuzziol, gerente do Itaú Cultural. — Ele tem uma proposta incomum, na linguagem e na parte visual.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/cultura/mitologia-do-maior-grupo-indigena-do-acre-tema-de-videogame-17053692#ixzz3lIDkCc1l