Agência AC

Demonstração de game sobre povo Huni Kuin abre evento no Itaú Cultural

O lançamento do jogo, completo, será realizado no Acre, até março de 2016 (Foto: Ilustração Internet)Lançamento do jogo, completo, será realizado no Acre até março de 2016 (Foto: Ilustração Internet)

Tem início nesta terça-feira, 26, uma exposição com 15 projetos aprovados no último edital do Instituto Itaú Cultural, como parte da programação do evento Mostra Rumos, realizado em São Paulo. Entre os escolhidos está o projeto que deu vida ao jogo de videogame inspirado na cultura do povo Huni Kui, do Acre, o “Huni Kuin: os Caminhos da Jiboia”.

O projeto foi aprovado ano passado e previa a produção de cinco histórias que mostram a história de um jovem índio em busca de conhecimento para se tornar um Huni Kuin.

“Eu costumo dizer que não escolhi essa tribo. Foram eles que me escolheram. O nosso trabalho mostra mitos, histórias, cantos e rituais do povo kaxinawá, de uma maneira bem interativa”, disse o coordenador do projeto, o antropólogo paulista, Guilherme Meneses.

Os índios Huni Kuin, de Jordão, participaram de todo processo de pesquisa, apontando todos as temas que deveriam ser abordados na história do game. Para Zezinho Kaxinawá, assessor especial dos povos indígenas, que acompanhou o trabalho de perto, o projeto foi importante também para a comunidade.

Os índios Huni Kuin, de Jordão, participaram de todo processo de pesquisaOs índios Huni Kuin, de Jordão, participaram de todo o processo de pesquisa

“A equipe de produção foi muito cuidadosa, em todo o processo. Eles fizeram tudo de acordo com a comunidade e escutando a sugestão de nosso povo. Além disso, eles capacitaram algumas pessoas nessa área de áudio visual e deixaram alguns computadores e equipamentos para uso da comunidade”, declarou.

A exposição vai disponibilizar as três histórias que já estão prontas para demonstração em computadores. O lançamento do jogo, completo, deve ser realizado em Rio Branco no primeiro trimestre de 2016.

Leia em: http://www.agencia.ac.gov.br/demonstracao-de-game-sobre-povo-huni-kuin-abre-evento-no-itau-cultural/